BMC SMC

Moldagem por Compressão

Normalmente o processo mais comum utilizado para moldagem de peças em BMC (Bulk Molding Compound) ou SMC (Sheet Molding Compound) é o de compressão. Este processo consiste na utilização de prensa hidráulica duplo efeito e molde de aço aquecido.

Parâmetros gerais de moldagem:

Pressão de moldagem: 80 a 100 kg/cm² (área da peça no sentido de moldagem)
Temperatura de moldagem: 140 a 160°C
Velocidade final de fechamento: 8 mm/s
Tempo de polimerização: 60s para cada 3mm de espessura.

Ciclo de Moldagem

No início do ciclo o BMC ou o SMC já pesado é colocado no centro do molde cobrindo uma área de cerca de 50% do molde. Posteriormente a prensa é acionada e o molde é fechado compactando o material utilizado. Após o tempo de polimerização do material, a prensa é aberta e a peça é extraída do molde com o auxilio dos extratores.

Moldagem por Transferência

O processo de transferência é utilizado normalmente na moldagem de peças pequenas em BMC, na qual se deseja uma maior produtividade em relação ao processo por compressão. Este processo consiste também na utilização de prensas hidráulicas duplo efeito, mas que tenha em um dos pratos, um pistão central que será utilizado para transferir o BMC da câmara central para as diversas cavidades existentes no molde.

Parâmetros Gerais de Moldagem

Pressão do pistão de transferência: 300 kg/cm² (área da câmara central).
Pressão de moldagem da prensa: No mínimo 3x a pressão de transferência.
Temperatura de moldagem: 140 a 160 ºC.
Tempo de polimerização: 50s para cada 3mm de espessura

Ciclo de Moldagem

No início do ciclo o BMC já pesado é colocado na câmara central do molde. A prensa é acionada e após o fechamento do molde o pistão de transferência é acionado e o BMC é transferido da câmara central para as cavidades do molde. É aguardado o tempo de polimerização, o pistão de transferência é recuado, a prensa é aberta e as peças são extraídas com o auxilio de pinos extratores.

Moldagem por Injeção

O processo de injeção é utilizado normalmente na moldagem de peças em BMC, na qual se deseja uma alta produtividade e uma melhor aparência. Este processo consiste na utilização de injetora específica, a qual é adotada de uma câmara onde o BMC é colocado, para posteriormente sobre pressão abastecer a rosca da injetora.

Parâmetros Gerais de Moldagem

Pressão necessária: Área da peça no sentido de moldagem x 500kg/cm²
Força de fechamento: 15% maior do que a pressão necessária.
Temperatura de moldagem: 140 a 160°C.
Tempo de polimerização: 45s para cada 3mm de espessura.

Ciclo de Moldagem

No início do ciclo o BMC é colocado na câmara de abastecimento e depois sobre pressão é transferido para o compartimento da rosca da injetora. Posteriormente o molde é fechado, a rosca é acionada e o BMC é transferido sobre pressão para o molde. É aguardado o tempo de polimerização, a injetora é aberta e as peças são extraídas automaticamente com o auxilio de pinos extratores.

F.B.MIX IND. E COM. DE PLÁSTICOS LTDA
Rodovia Washington Luís, Km 172 – Lote A1
Cond. Conpark – Jd Anhanguera
Rio Claro – SP - Brasil - CEP: 13501-600
Fone: 55 (19) 3524-8733 - Fax: 55 (19) 3523-4554